INFORMAÇÕES GERAIS PARA SER REPRESENTANTE COMERCIAL

RESUMO DA PROFISSÃO #1

É o profissional de vendas, atuando como representante autônomo ou como empresa de representação comercial.

RESUMO DA PROFISSÃO #2

Responsável pelas vendas de equipamentos ou produtos de um fabricante em uma determinada região. 

RESUMO DA PROFISSÃO #3

Normalmente atuam em um mesmo segmento de negócios (Ex: alimentos, bebidas, calçados, etc) podendo vender para companhias varejistas, atacadistas, distribuidores, etc. 

OUTROS NOMES DO REPRESENTANTE COMERCIAL

Vendedor independente, Representante de vendas, Gerente de conta, caixeiro-Viajante

REQUISITOS FÍSICOS

Nenhum. Boa apresentação e aparência são importantes.

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #1

Normalmente viajam localmente ou pelo país para visitar clientes. 

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #2

Utilizam carro, calculadoras, computador, telefone celular, produtos e amostras de produtos.

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #3

Computadores são essenciais para comunicação com a empresa. Muitos vendedores usam computadores ou smartfones para colocar pedidos, atualizar banco de dados de clientes, gerenciar estoques, etc.

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #4

O trabalho pode ser estressante, pois normalmente possuem objetivos (cotas / metas) de vendas a alcançar.

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #5

Normalmente trabalham em horas normais.

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #6

Interagem com grande variedade de pessoas, clientes, gerentes de vendas, de finanças, marketing, técnicos e outros vendedores.

COMO É O LOCAL DE TRABALHO #7

Novas tecnologias estão modificando seu trabalho: Call Centers, televendas, marketing direto, e-mail, telefone celular, internet, e-commerce, computadores. 

FUTURO DA PROFISSÃO  #1

Excelente futuro. Mercado de representações comerciais é imenso e as companhias desejam trabalhar com representantes que recebem por produtividade, isto é, por quanto produzem.

FUTURO DA PROFISSÃO  #2

O trabalho do vendedor está sendo modificado. Hoje o vendedor é mais orientado ao cliente e possui como objetivo construir e manter um bom relacionamento em vez de simplesmente tirar um pedido. 

FUTURO DA PROFISSÃO  #3

O foco é reter e trabalhar com clientes atuais em vez de simplesmente procurar novos clientes.